Uma das temáticas que será abordada nesta edição da Porto RHMeeting é a importância da cultura organizacional no momento de decisão por parte do novo colaborador. Existirão três apresentações e um debate relacionado com a Cultura Organizacional, que incidirão em:
- “Os colaboradores querem ter um propósito, um significado, sentir-se felizes e realizados. Como é que se ultrapassa este desafio e combate na guerra pelo talento?”
- “Salário, status, posição hierárquica está a ser substituído por…? O que é atualmente valorizado pelos colaboradores numa organização?”
- “A cultura de fazer bem! Qual o segredo para gerir pessoas de diferentes gerações? Como aliar o tradicionalismo com a tecnologia, a inovação, a ética e o conhecimento?”
- “Quais são os drivers que uma empresa que se internacionaliza utiliza para incutir a sua cultura organizacional no novo país?”
Mas afinal, o que é isto da Cultura Organizacional?
Segundo o The Business Dictionary “a cultura organizacional inclui as expectativas, experiências e filosofia da organização, bem como os valores que orientam o comportamento dos membros e são expressos na autoimagem, no funcionamento interno, nas interações com o mundo externo e nas expectativas futuras”.
Isto é, a Cultura Organizacional é o conjunto de costumes, valores, práticas, comportamentos, princípios, políticas internas e externas que acabam por caracterizar a forma como a própria organização conduz os seus negócios, lida com os seus funcionários e a distingue das demais organizações.
Quais são os vários tipos de cultura organizacional? E qual a sua importância?
Cultura de poder: “As empresas que atuam conforme esse viés focam sua liderança em apenas uma pessoa, que costuma ser o próprio empreendedor ou um gerente. O foco são os resultados e, por isso, é comum haver competição entre os profissionais.”;
Cultura de papéis: “O principal aqui é o desempenho dos colaboradores. Os processos são bem estruturados e devem ser seguidos. Porém, são engessados, pouco flexíveis e não existe espaço para sugerir novas ideias e aprimorar atividades.”
Cultura de tarefa: “O objetivo é ter profissionais específicos para a execução de algumas atividades para agregar conhecimento. Os colaboradores estão voltados à solução dos problemas e são aptos a lidarem com diferentes tipos de situação.”
Cultura de pessoas: “O que representa a cultura organizacional de pessoas são, principalmente, os colaboradores. Eles são bastante valorizados, porque são o ponto-chave dessa cultura.”
Há vários tipos de Culturas Organizacionais e não se encontra pré estabelecido qual a mais ou menos correta a adotar porque as organizações têm objetivos distintos. O ideal é que seja uma cultura forte para que todos os membros da organização se sintam integrados agindo de forma coesa, como um todo. Quanto mais forte a cultura organizacional, mais bem-sucedida esta será.
Não perca esta edição da Porto RHMeeting, saiba tudo sobre o evento aqui.
Time for great things!
FONTES:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_organizacional
https://rockcontent.com/blog/cultura-organizacional/
https://www.xerpa.com.br/blog/tipos-de-cultura-organizacional/